23/03/2012

Era uma vez.....


Ela chegou a alguns minutos da faculdade.
Ficou lá desde as 14h ensaiando a contação de historias para crianças.
Ela está tão empolgada com esse projeto mas tão empolgada que tem medo até de falar sobre ele aqui.
Aquela velha historia de 'não grite sua felicidade' ...mas acho que aqui não tem tanto problema assim.
Ela só quer registrar o prazer de estar descobrindo esse mundo maravilhoso de leitura para crianças.
Ela lembra como contava historias para sua irmãzinha antes de dormir.
Lembra da primeira vez que inventou na hora uma historia para que ela dormisse .
Preparou a mamadeira dela, foi até o quarto, sentou ao seu lado, deixou seu cabelo cair perto de sua irmãzinha pois ela sempre gostou de enrolar mechas de seu cabelo por entre os dedinhos enquanto tomava mamadeira e prestava atenção nas historias.
Sua irmãzinha tinha pedido uma historia diferente...então ela começou a inventar uma história sobre... "...Uma formatura de fadinhas lá no céu, na verdade eram anjinhoas mas a pequena insistiu que queria fadas, e uma dessas fadas foi chamada pelo Papai do Céu para uma conversa, Ele então disse que antes dessa fadinha ganhar suas asinhas e varinha mágica ela precisaria realizar uma missão na terra.
E enviou a fadinha para a casa de uma menina, a fadinha apareceu do nada no quarto da menina Julia que estava sentada e gritou de susto quando a viu. Perguntou então seu nome, e a fadinha disse que se chamava Rebeca. Ela então reparou que Julia tinha lágrimas nos olhos e perguntou porque chorava.
Ela em silencio olhou pras proprias pernas e mostrou para a fadinha que não podia andar, que usava cadeira de rodas. Disse que por isso não tinha amigas e nunca brincava. A fadinha Rebeca se comoveu com a historia de Julia e disse que ela seria sua amiga, e que ensinaria muitas brincadeiras que podiam ser feitas mesmo com ela na cadeira de rodas.
Brincaram de boneca, de fantoches, de casinha, de mimica e assim foi , passaram o dia todo brincando e se divertindo, até que a noite a fadinha recebeu um recado que tinha que voltar.
Se despediu de sua nova amiga e voltou pro céu muito pensativa.
Chegando lá o Papai do Céu disse que ela tinha cumprido sua missão que agora ganharia suas asinhas e sua varinha mágica.
Mas para sua surpresa a fadinha recusou, e perguntou se ao invés disso não poderia viver na terra, como uma menina normal para ser amiga para sempre da Julia.
Papai do Céu sorriu, e disse que sabia que ela tinha um enorme coração, e concedeu seu pedido.
No dia seguinte e nos outros Rebeca e Julia brincaram muito e eram as melhores amigas.
E ninguém nunca mais deixou de brincar com Julia porque a Rebeca mostrou para todos que ela podia sim brincar de muitas coisas."
No final dessa historia sua irmãzinha ja brigava com ela mesma tentando deixar os olhinhos abertos e a mamadeira ja caía de suas mãozinhas.
Era o maior prazer que sentia, ver que conseguia colocar aquele anjinho pra dormir e ver que no dia seguinte ela se lembrava de toda a historia e pedia novamente, e aí dela se não contasse da mesma forma, ela a corrigia até ficar tudo igualzinho.
Depois de um tempo sua irmãzinha foi pedindo musiquinhas também. Mas a historia nunca podia faltar.
Um dia ela inventou que não queria tomar banho e perguntou porque tinhamos que tomar banho.
Ela resolveu então contar outra historia...e novamente inventou tudo , mas dessa vez prestando mais atenção pra quando tivesse que contar de novo..
"Era uma vez um sapinho, muitoooooo esperto e brincalhão, ele passava o dia todo com seus amigos coelho, porquinho, e cachorro , e se divertiam muito juntos. Um dia eles estavam brincando quando começou a chover, como a chuva estava fraca eles não ligaram e continuaram correndo por todo o campo, até que caíram todos em uma grande poça de lama. Deram muita risada e continuaram brincando. Até que suas mamãe os chamaram para entrar e tomar banho, inclusive a Mamãe Sapo que ficou desesperada ao ver seu filho todo sujo , e o mandou direto tomar banho:
- Sapinho vai já tomar banho!
- Ah mamãe eu nao quero! Não vou!
- Você vai sim, ta todo sujo !
- Não quero !
- Você sabe o que vai acontecer se não tomar banho?
- Não..o que?
- Você vai ficar cheio de pequninos bichinhos que vão fazer vc se coçar muito e depois de um tempo você não vai aguentar mais se coçar e vai começar a chorar de tanto que vai doer sua pele .

- Mas eu não quero tomar banho mamãe!
- Tudo bem, não vai tomar banho mas depois não diga que não avisei.

E assim foi, o sapinho teimoso não tomou banho e não deu a minima pro que sua mãe lhe falou.
No dia seguinte foi brincar com seus amiguinhos, e todos estranharam ele ainda estar todo sujo, mas não falaram nada e brincaram muito.
Os dias foram passando e nada do sapinho querer tomar banho, até que ele começou a perceber que seus amigos não o chamavam mais para brincar, ele então foi falar com eles para ver o que acontecia.
- Porque vocês não brincam mais comigo?
O coelho tapando o nariz respondeu:
- Porque vc ta fedido!
- É eu não consigo ficar perto de vc porque tenho o faro muitoooo sensivel. - disse  o cahorrinho.

O sapinho surpreso olhou pro porquinho que estava quieto e falou :
- Vc não se importa não é? Você é sujinho também!
- Não sou não, posso morar no chiqueiro, mas sempre tomo banho , sou muito limpinho! - Respondeu o porquinho;
O sapinho bravo disse que não precisava mais de amigos e saiu bravo pela floresta.

No caminho sua barriguinha começou a coçar , ele resmungando coçou e não percebeu que tinha um bichinho nela.
Continou resmungando e viu que todo seu corpo estava coçando, quando olhou viu que estava cheio de bichinhos pequeninos que faziam seu corpo coçar muito.
Saiu correndo pra casa chorando muito , gritando pela sua mamãe.
"Mamãe mamãe, me ajudaaa mamãe, to coçando muito.."
A mamãe sapinha muito brava respondeu:

- Eu te disse sapinho que se você não tomasse banho isso ia acontecer.!
- Me desculpa mamãe,  eu nunca mais vou deixar de tomar banho, me ajuda, me lava mamae!
A mamãe sapinho rapidamente deu um banho no sapinho , mas nada adiantou , ela então pensou , pensou..e viu um liquidificador.

Rapidamente ela retirou a lamina para que o sapinho não se cortasse, e colocou ele dentro, junto colocou agua, shampoo, sabonete, condicionador, desinfetante, desodorante, perfume , sabão em pó. flores, e um pouco de pasta de dente...pediu pro sapinho prender a respiração.
E ligou o liquidificador...."

Nessa hora a menina começava a se mexer toda imitando o sapinho dentro do liquidificador, era a parte preferida de sua irmazinha que dava gargalhadas com suas caretas.

"Quando desligou o liquidificador o sapinho saiu brilhando , limpinho e cheiroso. Abraçou sua mamãe , agradeceu e disse que nunca mais iria desobedece-la. No dia seguinte seus amiguinho viram que o sapinho estava cheiroso e brincaram o dia todo."

Depois da historinha sua irmazinha ja estava tomando banho, pedindo por favor pra que ela mostrasse novamente como o sapinho estava dentro do liquidificador.
No final das contas, sua irmãzinha foi quem a ensinou a contar historias, pq era atraves de suas reações que ela via se estava realmente a envolvendo na historia.
Era maravilhoso ver os olhinhos dela brilhando esperando para ver como a historia ia acabar, mesmo quando ela ja tinha escutado a historia varias e varias vezes.
Hoje sua irmazinha ja tem onze anos de idade, mesmo assim volta e meia , ela pede pra que conte essas historias...e ela ama contar quantas vezes for preciso...
Agora ela tem novas crianças para envolver em suas historias, ela ta com  o coração sambandoo de emoção e contando os dias pro projeto começar a andar. Alias...falta uma semana!!!
Logo no primeiro dia serão 100 crianças! Quarenta na primeira sessão e sessenta na seguinte sessão.
Um desafio e tanto , mas mais um que ela vai encarar de frente e coração extremamente aberto.

Nenhum comentário: