06/10/2011

No metrô

Um metrô lotado, pessoas isoladas em seus próprios pensamentos e preocupações.
O corpo dela pedia um banho e uma cama, sua mente estava inquieta pensando nas tarefas que ainda teria pra fazer quando chegasse em casa, e tentando organizar por etapas o que era prioritário ser feito assim que entrasse pela porta.
No meio desses pensamentos ria e conversava com as amigas da faculdade, e quando o silencio prevalecia, ela retornava a seus pensamentos preocupantes e ansiosos.
Antes ela estaria observando cada pessoa no metro tentando imaginar quem eram , o que faziam da vida, o que estavam pensando, e estava la como espectadora.
Quando se deu conta ela não era uma mera espectadora, era um deles, perdida em seus pensamentos, preocupada com deveres, tarefas, horarios, prazos, limpar a casa , fazer as unhas... ela se misturou, e riu quando notou..
Resolveu olhar em volta, resolveu ser espectadora novamente, e olhou pro lado.
Ela viu uma cena que fez seus olhos lacrimejarem, e agradeceu por ter saido de seu mundinho pra olhar em volta...
Sentados a sua frente, um casal de velhinhos, a senhora prestando atenção em tudo, e tentando ouvir o que a voz no auto-falante anunciava, o senhor, olhava fixamente para os pés da menina, bom, não exatamente para os pés, ele estava em seu mundinho, que devia ser calmo, ou não, seus olhos de tempo em tempo quase fechavam completamente, mas não saia da direção...e o mais lindo de tudo, eles estavam de mãos dadas, com os dedos entrelaçados...
No meio de casais jovens, executivos engravatados, estudantes com seus fones de ouvido enormes, no meio de preocupaçoes e pensamentos, no meio de angustias, pressa e frieza, o casal de velhinhos continuavam sentadinhos, lado a lado, de mãos dadas, ela olhando pra cima, ele com o olhar fixado no chão , nem notaram que alguem os olhava admirada, nem notaram que emocionaram alguem..
E no meio do metrô lotado, com milhares de pessoas com historias pra contar, era a historia deles que ela mais desejava conhecer.
Não se trata apenas de um casal de idosos fofinhos, é um casal de idosos no metrô, andando, pegando transporte publico, cruzando a enorme cidade de São Paulo, enfrentando apertos, buzinas, poluição, e ruas movimentadas, tudo isso de mãos dadas.
A vontade dela era de perguntar, quem eram, como se conheceram, a quanto tempo estão juntos, se eles tem sonhos, se eles se amam, se são apaixonados , se ainda se tratam com respeito e carinho, se tiveram que enfrentar obstaculos pra ficarem juntos, se vivem com os filhos ou sozinhos.
Ela teria uma verdadeira aula de vida se tivesse tido coragem e tempo de perguntar-lhes tudo isso...
Um sinal fez ela voltar a prestar atenção no metro que se encontrava.... chegou em sua estação, ela saiu , olhando pra trás...a senhora ainda olhava pra cima, e ele ainda olhava pro chão...

Nenhum comentário: