24/11/2010

"Estávamos ligadas, comprometidas"

Era engraçado, na escola sentávamos uma atrás da outra..levávamos broncas juntas, e passávamos cola da prova...na chamada era um nome seguido do outro, "Marcela, Mariana e Marisa".
Em meio a uma sala onde todos queriam crescer logo, nós três nos destacávamos por não termos medo de curtir nossa juventude, e aproveitar o restinho de nossa infância.
É uma saudade que as vezes bate.
A nossa maior preocupação era nos reunirmos pra trocar confidências, pedir conselhos e comer brigadeiro...
Nos aniversários era uma festa.. sempre algo diferente, sempre planos mirabolantes, que nem sempre davam certo, mas sempre valia a intenção...
No inicio de algum sentimento a mais por alguém, parecia que todas sentiam juntas o friozinho na barriga, e todas comemoravam juntas algum avanço.
No primeiro beijo de cada uma foi aquela festa e comemoração.
Nos acampamentos sempre tinham cartinhas e recepções, e nos que eram feitos com a escola , as três juntas prometiam não chorar, mas juntas quebrávamos a promessa...
Crescemos, e amadurecemos, cada uma no seu tempo, mas todas mantendo sempre forte e vivo aquele espírito de criança.. algo que nós só encontrávamos uma na outra... mesmo que fizéssemos novas amizades.. aquilo era algo nosso, só nosso.
Nessa época, que nem faz tanto tempo assim , o abraço entre nós nos bastava pra nos reerguer não importa a altura da nossa queda..
Sorte tem, quem tem amigas assim , aquelas que te emprestavam lápis e borracha, e hoje te emprestam tempo e ombro amigo ..
Amizade é o relacionamento mais longo que uma pessoa pode ter na vida, eh extremamente lindo e frágil..
"Amiga ele terminou comigo... " uma simples frase semelhante a essa, acompanhada de uma voz de tristeza nos bastava pra sairmos aflitas em direção a casa da outra, ou se não fosse possível, marcar uma reunião urgente , uma noite do brigadeiro ... uma noite APS.
É um tesouro que guardo no meu coração o amor que tenho por elas, eh indescritivelmente enorme , e sei que podemos nos magoarmos as vezes, mas não é porque uma não quis emprestar o lápis, ou perdeu a borracha da outra, que deixamos de nos amar, e não é por outros motivos que deixaremos.
Caminhos seguem, e escolhas são feitas, e não tenho porque prosseguir esse texto de forma tão dramática assim, elas são minhas amigas, eu as amo demais, e isso é fato !
Quando a gente ama alguém, não importa quem seja, a gente ama e pronto!
A gente vai amar como Ele nos ensinou amar, amando acima de tudo,  amando como a nós mesmos, amando perdoando erros, aceitando defeitos, e nunca, jamais, jamais mesmo , guardar mágoas.
Quando amamos alguém.. não importa quem, isso é simples e complexo ao mesmo tempo!
A gente ama e pronto , o tempo não apaga, as mágoas também não, e elas , vão ter um lugar sempre INSUBSTITUÍVEL no meu coração, assim como as demais pessoas que eu amo!
Esse insubstituÍvel não implica que me esquecerei delas só pq deixei claro que ninguém ocupará seu lugar...mas implica que vou ligar pra saber como estão, vou ligar pra contar algo de bom ou ruim que me aconteceu, vou ligar pra chorar e pra comer brigadeiro ...
Ser uma amiga para sempre implica em amar para sempre, em fidelidade para sempre, algo difícil de se praticar, mas algo tão perfeito quanto uma lição divina..
Um amigo, uma amizade, uma pessoa, um amor, tudo se resume em amar ao próximo, amar o ser-humano, amar sem ver isso como algo banal, sem ver isso como "ser ingênuo" é simplesmente ter vontade de abraçar quando sem palavras nenhuma você notar que a sua amiga precisa desse abraço .
Era engraçado .... quando falava de uma na escola, consequentemente falava da outra... nunca estávamos separadas...
"Estávamos ligadas...comprometidas..."

22/11/2010

Dança


Ela fecha os olhos e permite sentir a musica entrando por sua pele..
comandando seus braços e pernas..
Se faz música, se transforma na própria música, e empresta a ela seu corpo, seus cabelos..
Cabelos que caem em seu rosto de modo esconder a expressão aparente...
Joga os cabelos para traz e tenta atingir o ar ou a música que a envolve..
Se joga ao chão, faz movimentos complexos demais..
Se tem vontade de sorrir ela sorri...se tem vontade de chorar ela chora..
Uma noite fez os dois...chorava e sorria...
Louca, extremamente , louca, mas a dança eh sua terapia..
O corpo já se encontra suado, os cabelos já colam em seu rosto, 
o coração já dispara, mas os pés não sentem vontade de parar
Um ritual que acontece algumas noites em seu quarto, quando precisa ou apenas quando quer..
Quando esta triste ou quando esta muito feliz...
E se fica muito tempo sem ele , sua alma já começa a implorar..
como se dançasse dentro dela ao ouvir qualquer melodia ..
E quem a vê nessas horas ate ri...ela começa a demonstrar sua inquietude..
Com os pés que começam a se movimentar, com os dedos que coreografam uma dança , parecido com o tocar de um piano...
E ela parece estar prestes a explodir...
E se recebe de si mesma um sinal verde , ela não pensa duas vezes...explode..dança...sorri e fecha os olhos...
Ela não aprendeu a dançar...
Ela aprendeu a sentir...
O corpo aprendeu a traduzir a música que os sentimentos não conseguem expor com palavras...
Técnicas pra ela são rédeas que impedem a pessoa de dançar como quer, como sentem a música de verdade,,
Pra ela não existe dançar certo ou errado, cada um dança o que sente..cada um sente uma coisa..então não deveria existir algo que fizesse as pessoas dançarem iguais...
A dança é a única liberdade que não precisa de dinheiro ou companhia pra curtir...
E pra ela a dança é sensação de prazer mais fácil de se atingir...é paixão...é êxtase..!

19/11/2010

Dependente

Complexa, completa, simples e incerta... minha vida tem se mostrado mais misteriosa a cada dia, e ao mesmo tempo mais clara sobre como sera meu futuro se tudo o que esta nos planos se concretizar da maneira que espero que aconteça.
É estranho , e de certa forma assustador, imaginar que seu futuro depende muito de alguem, ainda mais quando esse alguem vem no plural...vulgo familia.
Familia que se preocupa e que te cuida desde que vc chorou pela primeira vez. A mesma familia que te viu sofrer pela primeira vez, e pela segunda, e pela terceira...
E é essa familia, que adquiriu os medos que você deveria ter adquirido com o tempo, que por amor a você tenta mostrar-lhe os dois lados de tudo. POR AMOR!
Dependencia emocional. [tbm financeira , mas nao pretendo nem tocar no assunto]
Assim descrevo minha dependencia dessas pessoas que amo e que escolhi nessa vida para chamar de irmaos, pai e mãe.
A certeza que em poucos meses me encontrarei longe de seus olhos e de sua proteção fisica faz todo e qualquer sentimento multiplicar de tamanho...seja as irritaçoes por coisas bobas [de ambas as partes...minha e deles] , ou seja a saudade e carencia ja sentida em meio a favores pedidos, a tardes vendo tv no quarto da mãe..rodeada pelos irmaos. 
Sabe né...naquela cama imensa...cama de mamae.. quem nunca teve um apego todo especial pela cama da mamae? 
A cama pra qual vc corria quando que por milagre acordava num domingo de manha, e  encontravamos nossa mae ja acordada sentada na cama, vendo tv, o sol entrando pela janela, aquela caminha gelada e bagunçada, tao aconchegante, tao materna... tao mãe.. 
Ou quem sabe citar aqui, as tardes passadas com o pai, ou os plantoes que iamos junto com ele, ou quando ele chegava do trabalho e gritava logo depois do almoço "Quem quer nanar comigoooo?" e os filhos disputavam um lugarzinho na cama ao lado daquele senhor gordinho, na epoca ainda eramos em tres.. os mais velhos se aconchegavam um de cada lado, e eu , a menor, me contentava em deitar a cabeça na sua barriga grande e fofa. 
E é tudo tão bom de lembrar, de reviver em meio a memorias e madrugadas nostalgicas  e enfim, me vejo novamente escrevendo saudosamente  um post que nem era pra ser assim..
Mas dependo deles, dependo daquele pai cuidadoso e palhaço que brincava de gato mia comigo e meus irmãos, dependo daquela mãe que quando meu pai saia pra dar plantao, fritava batatinhas e chamava seus filhotes pra ver filme no quarto, esfriando a batata na frente do ventilador, dependo da irma mais velha que desde criança me ensinava truques e façanhas como pedir cheque pro meu pai pra comprar um caderno que custava 5 reais ,sim pq ela achava que cheque tbm era dinheiro. Dependo do meu irmao que em meio as minhas dificuldades com a malvada e medonha matematica me ensinava pacientemente contas e formulas, se preciso varando madrugadas e me passando provinhas pra que eu realmente aprendesse. E dependo da pequena grande irmazinha mais nova, que me deu o maior presente do mundo, sua vida, sua chegada , sua tagarelice, seus grandes olhos verdes, seus cachinhos , sua curiosidade, sua voz ora doce e suave, quando me chama de Mayaya , ora irritantemente linda, quando se coloca a falar demais  ou a responder , e ate isso me causa dependencia.. essa sua esperteza, suas respostas na ponta da lingua, suas bochechas, seus desenhos, suas manhas, seus pedidos e suas ordens.
Dependo deles, dependo deles pra dizer se estou bem, se estou feliz, se estou em paz, se estou completa.
E mesmo que eu vá embora agora, ate quando eu já estiver com minha familia montada, eu sempre, sempre dependerei deles. 
Dependerei de saber da felicidade deles, pra dizer se minha felicidade é real ou não;
Assim como hoje dependo, do apoio deles, do incentivo deles, do amor deles, pra definir se meu futuro ja muito proximo sera tranquilo, feliz, e se meu sonho finalmente será impulsionado sem receios, dependo da torcida organizada deles... pra me sentir completamente a vontade pra buscar meu rumo sem sentir que decepcionei algum deles pra isso.
Dependo, deles pra tentar ser independente e feliz, e mesmo quando for, continuarei dependente, pois dependo nao por dinheiro, nao por responsabilidade, ou por cuidados extras, dependo puro e simplesmente por amor, por amar . 

18/11/2010

Objetivos, sonhos, reconhecimentos

Desde crianças somos educados para ter uma profissão, para seguir uma carreira, ser alguem na vida, ganhar dinheiro pra poder formar uma família e sustenta-la sem maiores problemas...
Bom , nem sempre aquilo que queremos ser é o que poderemos, nem sempre isso será fácil de alcançar ou virá como prioridade em nossa vida.
Algumas vezes, infelizmente, e me atrevo a deixar isso em italico e negrito novamente, INFELIZMENTE, temos de dar o braço a torcer quando dizem que o que escolhermos como profissão tem que ser algo que nos de um bom e rapido retorno, traduzindo em poucas palavras: tem que dar dinheiro!
Mas nem sempre o que queremos irá atender a esse requisito...
Uma soluçao é ignorar isso e lutar bravamente pelo seu sonho, arriscando com isso fazer muitas dividas e viver do difícil reconhecimento do seu trabalho..mas você sera corajoso, e isso pode e acredito que tenha sim uma algum tipo de recompensa...
Outra solução é se assegurar de aprender a fazer algo que não seja esse prioritariamente, assim , caso você não seja feliz no seu sonho, terá sempre a segunda opção de carreira a seguir;
Eu decidi pela segunda alternativa.. e sei que tem mais pessoas que pensaram assim..e isso não é errado..o importante é nunca esquecer do seu sonho inicial, não desistir dele, não permirtir que absolutamente NINGUÉM o ridicularize, não se permitir abater por olhares incredulos, ou comentários das pobres mentes ignorantes, fracas e covardes que não tem coragem para largar [ou pelo menos planejar ,sonhar ] o emprego  que alguem os influenciaram a seguir, matando a cada dia aquele sonho , de ser músico, de ser ator, dançarino...
Não que essas pessoas nao gostem do que fazem.. elas podem até gostar...mas a pergunta é : são APAIXONADAS pelo que fazem?
Será que o simples fato de falar o que fazem , fazem seu coração bater mais rápido e tagarelar quase que sem respirar , de tão empolgadas que ficam ao explicar seu trabalho para alguem?
Paixão... amor, essas palavras tem de andar de mãos dadas com o que escolhermos para fazer pro resto de nossas vidas...
Nem que isso demore, o importante é isso não ser deixado de lado , é isso não ser apagado , é não permirtir que pisem em nossos sonhos.
Ela tinha o sonho de ser atriz, e um dia dançar descalça na areia da praia...
Se formou em Moda, da aulas sobre moda e comportamento, mas com o dinheiro que ganha nessas aulas ela vai correr atras dos sonhos, e quando estiver onde desejar, vai tirar ferias, ir para uma praia, esperar anoitecer, fazer uma fogueira, ao som de um violão, vai dançar descalça na areia... como um sonho de uma noite de verão...
Como tinha planejado...como algum dia sonhou...e ela sabe que não estara sozinha!

Primogenito

 Reciclar pensamentos, ideias, tranforma-los em palavras, traduzir sentimentos, comunicar-me comigo mesma e ao mesmo tempo com o mundo .
Me faz bem, me renova, me faz colocar em ordem tudo o que acontece nesse meu cabeção. =D
Sou eu, aqui tudo sou eu, essas palavras, essas letras e vírgulas, sou eu por dentro, sou eu sem mascaras, sem sorrisos tímidos , sem medo, então isso tudo e mais uma bacia de batata-frita forma a pessoa que digita esse post.
E é isso que quero mostrar aqui, pra mim, e pra quem mais tiver curiosidade.
Chega de explicações e perda de tempo.. como disse isso sou EU , meus pensamentos, minhas idéias, meus sentimentos, o que sinto é meu, o que sinto sou eu!